Dicas para Entrevista

Conheça as dez piores perguntas feitas por candidatos numa entrevista de emprego
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:18 hs.

O momento de uma entrevista de emprego é decisivo, mas para não colocar tudo a perder é importante ter calma e clareza com as palavras. O site de carreiras americano Glassdoor listou dez perguntas que não devem ser feitas pelos candidatos.

1. Você pode me dizer mais sobre a sua empresa?

Antes de qualquer entrevista, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar sobre a empresa. Se você fizer essa pergunta, o responsável pela contratação vai pensar que você não fez sua lição de casa antes da entrevista.

2. Quanto tempo de férias eu terei?

Nunca pergunte vantagens adicionais ou benefícios durante uma entrevista de emprego. Só fale sobre o assunto se o recrutador falar primeiro.

3. Em quanto tempo eu teria um aumento?

Mais uma vez: esse tema é proibido. Só fale de benefícios se o recrutador falar primeiro.

4. Vocês vão checar os meus antecedentes?

Na verdade, 69% empregadores verificam os antecedentes de todos os candidatos a emprego.

5. Quem são os concorrentes da empresa?

Se você já fez sua pesquisa antes da entrevista, você não deve ter que fazer esta pergunta.

6. Quão importante é a pontualidade?

Se você pergunta isso numa entrevista levanta suspeitas. Você deve chegar ao trabalho no horário.

7. Posso trabalhar de casa?

Se o emprego permite que os funcionários trabalhem em casa isso estará na descrição do cargo. Portanto, não há necessidade de você fazer esta pergunta durante uma entrevista.

8. Vocês têm ‘casual fridays’?

Dias mais casuais ou regalias você pode aprender quando for contratado.

9. Qual é o seu processo de avaliação?

Evite fazer perguntas sobre o processo de avaliação, isso pode levantar dúvidas sobre a sua qualificação.

10. Eu não tenho nenhuma pergunta para você.

Não diga ao entrevistador que você não tem perguntas. A cada contratação, os recrutadores esperam ouvir, pelo menos, uma pergunta. Mas ela não deve ser nenhuma dessa lista.

Acompanhe o noticiário de empregos pelo Twitter @Vida_Ganha e pelo Linkedin

Fonte: O GLOBO

—————————————————————————————————————————————–

Entrevista de estágio

Por www.estagiarios.com

Entrevista de estágio ou emprego, por natureza, tende a colocar o entrevistado em situação desconfortável perante o entrevistador. O seu diferencial pode começar aí!

A melhor postura a ser adotada – mesmo sob o risco de não ser contratado – é ser absolutamente autêntico. Na entrevista seja exatamente você, confie nos seus predicados pessoais, morais e intelectuais. No presente e no futuro, o sucesso na sua atividade profissional e pessoal depende fundamentalmente da perfeita adequação da sua personalidade com o que você vier a fazer profissionalmente. Portanto na sua entrevista seja simples e haja naturalmente, respeitando e se fazendo respeitar, não é difícil ser você mesmo, lembre-se que “vender” uma falsa imagem pode ser trabalhoso, artificial e não será bom para você nem para a Empresa que o irá contratar.

Algumas “dicas”, contudo, podem ser úteis e resumem-se à sua apresentação pessoal:

  • Homem ou mulher devem vestir-se com sobriedade para uma entrevista de estágio;
  • Asseio e cuidados pessoais do tipo barba, cabelos e maquiagem bem cuidados somam pontos na sua primeira impressão, perfumes, se usados, devem ser discretos;
  • Mantenha desligado o celular antes e durante a entrevista;
  • Mesmo sendo permitido, não fumar nas dependências da empresa;
  • Procure estar informado sobre as notícias do dia num jornal diário da sua cidade, é bastante comum elas fazerem parte da sua entrevista.

Entrevista de Emprego: Sua Postura diz Muito Sobre Você

A primeira dica para você se dar bem na sua entrevista de emprego é ser natural, procure passar confiança, demonstre que você tem interesse real em conseguir e que você tem o perfil da vaga.

Trate o entrevistador com educação e respeito, evite uma atitude muito íntima ( pode parecer forçado ) mas de outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

Uma coisa essencial na entrevista de emprego é a clareza de idéias, dê respostas claras as perguntas que lhe forem feitas, não exagere e nem tente enrolar o entrevistador, fique a vontade para expressar a sua real opinião. Dica importante: não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos ( esconder seus defeitos é sinal de infantilidade e falta de auto-conhecimento ) fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

A Linguagem Corporal na Entrevista de Emprego

Embora muitos não saibam, aproximadamente 70% da comunicação humana se dá no nível subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais ), alguns desses sinais podem dar boas dicas sobre você para a pessoal com a qual você está conversando. É muito importante conhecer e usar a linguagem corporal a seu favor, pois ela é um dos principais fatores que os entrevistadores são treinados para “ler”. Lembre-se sempre: o seu gestual e suas atitudes são tão importantes quanto o que você está dizendo. Abaixo alguns dos principais gestos e posturas que podem surgir no contexto da entrevista de emprego e o que eles significam:

  • Braços Cruzados: Um dos sinais corporais mais básicos, está relacionado diretamente á postura defensiva. Cruzar os braços indica que a pessoa não está confortável ou então confiante no ambiente em que ela está.
  • Gestos Repetitivos: Durante a sua entrevista de emprego, ficar fazendo gestos repetitivos tais como bater as mãos sobre as pernas, bater o pé no chão ou então ficar batendo a caneta na mesa, indicam ao entrevistador ansiedade e vontade de sair daquela situação. Olhar muito para o relógio ou para a porta também passa a mesma sensação.
  • Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que significa interesse na outra pessoa e na conversa que está sendo desenvolvida no momento.
  • Sobrancelhas: Nas entrevistas de emprego e conversas em geral, elas sempre dão sinais pequenos e certeiros. Quando estão arqueadas elas são demonstração de interesse, do mesmo modo, sobrancelhas franzidas demonstram dúvida.
  • Gestos com as Mãos e Braços: Durante uma conversa eles são fundamentais e indicam conhecimento e convicção naquilo que se está falando no momento, aproveite este recurso na sua entrevista de emprego.

Não se pode controlar 100% da sua própria linguagem corporal, o principal dica é ser natural. Seja o mais natural possivel, pois assim você evita a situação em que o seu corpo diz algo diferente das suas palavras.

As 10 Perguntas Mais Comuns das Entrevistas de Emprego:

Uma das chaves para o sucesso na entrevista de emprego com certeza é uma boa preparação, conheça algumas da perguntas que os entrevistadores mais fazem e se prepare para elas:

  1. Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa ?
  2. Quais são as suas principais qualidades ?
  3. Quais são os seus principais defeitos ? Como você lida com eles ?
  4. Por que você saiu do seu último emprego ?
  5. Qual foi o ponto alto de sua carreira até agora ?
  6. O que você espera encontrar na nossa empresa ?
  7. Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?
  8. Qual foi a maior realização da sua vida ?
  9. Você prefere trabalhar em equipe ou trabalhar sozinho ?
  10. Como você descreveria a sí mesmo ?

Entrevista de Emprego e Autoconfiança

Por www.guiadecarreira.com.br

Autoconfiança é uma palavra usada para designar pessoas seguras, que estão confiantes em sí, bem resolvidas e firmes em suas próprias decisões.

Uma pessoa auto-confiante tem muito mais poder de convencimento, credibilidade e passa muito mais firmeza que uma pessoa que está com a confiança em sí mesma abalada.

No contexto da entrevista de emprego, passar credibilidade e confiança é fundamental.

Ao contrário do que muita gente acha, a auto-confiança não é um fator genético ou biológico, a auto-confiança pode e deve ser treinada dia após dia. É um processo de constante aprendizagem, quanto mais confiança uma pessoa adquire, mais ela tende a ser ousada e adquirir ainda mais confiança.

A autoconfiança é um atributo muito importante e muito buscado pelas empresas nos dias de hoje. Atualmente os profissionais de um modo geral tem os seus atributos técnicos muito bem resolvidos, ao contrário do que vem acontecendo com seus atributos humanos. As pessoas, de um modo geral, não estão dedicando o tempo necessário a sua evolução pessoal.

Os entrevistadores e profissionais encarregados da entrevista de emprego e dos processos seletivos nas empresas tem observado muito esta característica. Muitos candidatos excelentes estão sendo eliminados na entrevista de emprego justamente devido a falta de amadurecimento humano.

A falta de auto-confiança em geral tende a tornar as pessoas mais tímidas, acanhadas, propensas a erros, também tendendo a gerar uma preocupação exagerada com que o que as outras pessoas tendem a pensar sobre você.
Mas tudo isto pode ser treinado, para poder ajudar os candidatos as entrevistas de emprego a se sentirem mais confiantes, separamos alguns exercícios simples:

Exercícios para Autoconfiança: Aceite Melhor seus Erros

Embora pareça uma característica natural e simples, aceitar os próprios erros é uma questão difícil para algumas pessoas. Disfarçar os próprios erros, ou ainda pior, tentar culpar pessoas ou fatores externos por eles é um modo de camuflar fraqueza, é um modo de disfarçar a falta de confiança.

Este é um dos fatores mais observados durante a entrevista de emprego, já que além de tentar disfarçar a fraqueza, não aceitar os próprios erros também é um sinal forte de imaturidade.

Passe a aceitar seus erros, ou melhor, passe a assumir seus erros. Passando a ter esta postura, as pessoas passarão a confiar mais em você já que você será mais transparente. Como diz a célebre frase, errar é humano, os erros são excelentes oportunidades para aprendermos e tirar valiosas lições, não tenha vergonha do seu lado humano.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Melhor a Si Mesmo

Esta prática também é muito importante e muito observada durante a entrevista de emprego, durante vários momentos o entrevistador vai fazer perguntas pessoais inesperadas para poder verificar o nível de auto-conhecimento do candidato.

Quais são os seus principais defeitos ? Quais são as suas principais qualidades ? O que você tem feito para melhorar os seus defeitos ? Muita gente não consegue responder estas perguntas… ( principalmente quando falamos de defeitos ).

Procure se conhecer melhor, elabore uma lista por escrito ( registrar aumenta a força do exercício ) das suas qualidades e defeitos. Leia com atenção esta lista e procure enumerar algumas coisas com as quais vocês está insatisfeito e que podem ajudar a amenizar seus defeitos. Procure mudar, procure compensar os seus defeitos. Os avaliadores no momento da entrevista de emprego valorizam muito quem conhece bem seus defeitos e que toma atitudes verdadeiras para melhora-los.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Plenamente a Empresa

Além dos exercícios de auto-conhecimento acima, procure também conhecer muito bem a empresa a qual você está se candidatando a trabalhar. Procure conhecer a cultura da empresa, se é uma empresa tradicional, se é uma empresa inovadora, busque saber se a empresa tem o seu perfil.
Além de prover informações que podem ser usadas no momento da entrevista de emprego, conhecer bem a vaga e a empresa para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções. Realize uma boa pesquisa sobre a empresa a qual você pretende trabalhar, pesquise referências, notícias, se possível converse com alguém que já trabalha na empresa.

Exercícios para Autoconfiança: Produza uma Lista de Perguntas e Respostas para a sua Entrevista de Emprego

Entre os quatro exercícios propostos, este é o de caráter mais prático e vai ajuda-lo diretamente na sua entrevista de emprego: antes de participar da entrevista de emprego, procure fazer uma lista de todas as perguntas que você considera que podem aparecer na sua entrevista e que você não sabe bem o que responder. Planeja linhas gerais para suas respostas e deixe tudo anotado para ler depois.
Por que você quer trabalhar na nossa empresa ? Você sabe trabalhar em equipe ? Você tem experiência em liderança? Examine bem todas as possibilidades de perguntas que podem aparecer para você durante a entrevista e produza as melhores respostas ( respostas sinceras, mentiras são facilmente pegas pelos entrevistadores !! ) que você puder.

No caso, a proposta não é decorar ou algo do tipo, a proposta é organizar o seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder expô-la com mais clareza no momento da entrevista.
Os quatro exercícios propostos acima são simples e com certeza vão ajuda-lo a se sentir mais confiante para sua entrevista de emprego, mãos a obra e boa sorte, o mundo é de quem faz !!

O que “pega mal” no currículo?


Sete dicas para impressionar na entrevista de emprego.


Entrevista de Estágio com Roberto Justos – Parte 1.


Entrevista de Estágio com Roberto Justos – Parte 2.


O que não falar em uma entrevista de emprego?


Como conquistar o entrevistador? Por Headhunter Ariane Costa


Dois conselhor para quem quer “arrasar” na dinâmica de grupo para programas de Trainee.


Falar mal do ex-chefe é chave para o fracasso na entrevista.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos